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Indicadores de qualidade

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O ESS já foi aplicado em mais de 30 países (incluindo países extracomunitários). Para garantir a

comparabilidade dos dados dos diferentes países, são selecionadas amostras aleatórias,

representativas do universo considerado. A recolha de dados é feita através de entrevistas

estruturadas, que incluem um módulo permanente de questões sobre atitudes e práticas associadas

a diferentes aspetos da vida social; e módulos rotativos, associados a temas específicos.

Módulos Permanentes

Módulos Rotativos

I. Exposição aos Media

II. Participação e mobilização

III. Satisfação com o país

IV. Confiança

V. Bem-estar, saúde e qualidade de vida

VI. Identidade nacional, étnica e religiosa

VII. Imigração

VIII. Valores humanos

Imigração

Cidadania, associativismo e democracia

Família, trabalho e bem-estar

Saúde e prestação de cuidados

Moralidade económica

Bem-estar pessoal e social

Organização do percurso de vida

Atitudes perante o Estado-Providência

Discriminação com base na idade

Confiança na justiça criminal

Família, trabalho e bem-estar

(2ªedição)

Bem-estar pessoal e social

(2ªedição)

Compreensão e avaliação da democracia

2002

2004

2006

2008

2010

2012

O ESS distingue-se de outros inquéritos longitudinais e transnacionais devido às suas

especificações técnicas e metodológicas. O ESS procura manter e melhorar a qualidade dos seus

inquéritos em todas as etapas do processo, de forma a garantir a melhor comparabilidade dos

dados. Para isso, todos os processos seguem procedimentos rigorosos, desde a tradução do

questionário, à formulação dos materiais de apoio, à seleção da amostra, à condução do

questionário e até ao depósito dos dados. O indicador mais visível deste rigor será a taxa de

resposta.

Figura 21

TAXAS DE RESPOSTA

68,8

71,2

72,8

75,5

67,1

60,2

61,2

62,9

62,5

59,2

0

10

20

30

40

50

60

70

80

90

100

2002

2004

2006

2008

2010

Portugal

Restantes países

%