Indicadores de qualidade
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O ESS já foi aplicado em mais de 30 países (incluindo países extracomunitários). Para garantir a
comparabilidade dos dados dos diferentes países, são selecionadas amostras aleatórias,
representativas do universo considerado. A recolha de dados é feita através de entrevistas
estruturadas, que incluem um módulo permanente de questões sobre atitudes e práticas associadas
a diferentes aspetos da vida social; e módulos rotativos, associados a temas específicos.
Módulos Permanentes
Módulos Rotativos
I. Exposição aos Media
II. Participação e mobilização
III. Satisfação com o país
IV. Confiança
V. Bem-estar, saúde e qualidade de vida
VI. Identidade nacional, étnica e religiosa
VII. Imigração
VIII. Valores humanos
Imigração
Cidadania, associativismo e democracia
Família, trabalho e bem-estar
Saúde e prestação de cuidados
Moralidade económica
Bem-estar pessoal e social
Organização do percurso de vida
Atitudes perante o Estado-Providência
Discriminação com base na idade
Confiança na justiça criminal
Família, trabalho e bem-estar
(2ªedição)
Bem-estar pessoal e social
(2ªedição)
Compreensão e avaliação da democracia
2002
2004
2006
2008
2010
2012
O ESS distingue-se de outros inquéritos longitudinais e transnacionais devido às suas
especificações técnicas e metodológicas. O ESS procura manter e melhorar a qualidade dos seus
inquéritos em todas as etapas do processo, de forma a garantir a melhor comparabilidade dos
dados. Para isso, todos os processos seguem procedimentos rigorosos, desde a tradução do
questionário, à formulação dos materiais de apoio, à seleção da amostra, à condução do
questionário e até ao depósito dos dados. O indicador mais visível deste rigor será a taxa de
resposta.
Figura 21
TAXAS DE RESPOSTA
68,8
71,2
72,8
75,5
67,1
60,2
61,2
62,9
62,5
59,2
0
10
20
30
40
50
60
70
80
90
100
2002
2004
2006
2008
2010
Portugal
Restantes países
%