Malheiros, J., Fonseca, M.L. (2011).
Acesso à Habitação e Problemas Residenciais dos Imigrantes em Portugal
.
Lisboa: Alto-Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI, I.P.).
André Corrêa d'Almeida (2011). Impacto da Imigração em Portugal nas Contas do Estado Lisboa: Alto-
Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI, I.P.).
Peixoto, J., Marçalo, C., Tolentino, N.C. (2011).
Imigrantes e Segurança Social em Portugal
. Lisboa: Alto
Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI, I.P.).
Pereira, C., Vala, J., Costa-Lopes, R. (2010). From Prejudice to Discrimination: The Legitimizing Role of
Perceived Threat In discrimination against Immigrants.
European Journal of Social Psychology
, 40, 1231-1250.
Vala, J., Pereira, C., Ramos, A. (2006). Preconceito racial, percepção de ameaça e oposição à imigração. In J. Vala
e A. Torres (Orgs.),
Contextos e Atitudes Sociais na Europa
(221-250). Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.
PARA SABER MAIS
15
Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, Estónia,
Finlândia, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Lituânia, Noruega, Polónia,
Portugal, Reino Unido, República Checa, Suécia e Suíça (N= 40.000
indivíduos). Israel não foi incluído porque pretendemos centrar a análise na
Europa.
Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, Finlândia,
França , Holanda, Hungria, Irlanda, Noruega, Polónia, Portugal, Reino Unido,
República Checa, Suécia e Suíça.
Os resultados de uma análise fatorial mostraram que os seguintes indicadores
formam um único fator: “Em que medida acha que [país] deve deixar que
venham e fiquem a viver cá: a) pessoas da mesma raça ou grupo étnico da
maioria [nacional]; b) pessoas de raça ou grupo étnico diferente do que a maioria
[nacional]; c) pessoas dos países mais pobres da Europa; d) pessoas dos países
mais pobres fora da Europa”. (1 -Deve deixar vir muitos; 2-Deve deixar vir
alguns; 3- Deve deixar vir poucos; 4-Não deve deixar vir nenhuns).
Dado o grande número de respondentes, mesmo pequenas diferenças são
estatisticamente significativas, pelo que preferimos adoptar aqui um critério
qualitativo. Assim, para efeitos descritivos, no presente boletim consideram-se
como expressivos os valores situados 0,5 pontos acima ou abaixo do ponto
médio da escala e da média europeia.
Regressão polinomial (e.g. Field, Andy (2009) Discovering Statistics using
SPSS, Sage).
UNDP, Human Development Report 2015: Work for Human Development. O
Índice de Desenvolvimento Humano é um índice composto que agrega os
seguintes indicadores nacionais: esperança de vida à nascença; escolaridade
média; e rendimento nacional bruto
per capita
.
β
= - 0,58, t(19) = -3,02,
p
< 0,01,
R
²
= 0,34
Na interpretação das correlações apresentadas importa considerar que os casos
estão agregados ao nível do país, o que pode resultar em valores inflacionados.
Apenas uma “análise multinível” pode oferecer uma resposta precisa (e.g.
Hox, J.J. (2002).
Multilevel analysis: techniques and applications
. Mahwah,
NJ: Erlbaum.).
β
= - 0,56, t(19) = -2,9
p
< 0,05,
R
²
=0,32)
Semyonov, M., Raijman, R. e Gorodzeisky, A. (2008). Foreigners' impact on
European societies: public views and perceptions in a cross-national
comparative perspective.
International Journal of Comparative Sociology
49:5-29.
e.g.
Stephan, W. G., e Stephan, C.W. (1996). Predicting
prejudice.
International Journal of Intercultural Relations
20
(3): 409-426.
e.g.
Pereira, C., Vala, J. e Costa-Lopes, R. (2010). From
prejudice to discrimination: The legitimizing role of the
perceived threat in discrimination against immigrants.
European
Journal of Social Psychology
40: 1231-1250.
Esta variável resulta da agregação dos seguintes itens:
“Continuando a pensar nas pessoas que vêm viver e trabalhar
para [país]: a) acha que isso é mau ou bom para a economia
[nacional]?” (0-mau a 10-bom); b) tiram os empregos aos
trabalhadores [nacionais], ou em geral ajudam a criar novos
empregos? (0-tiram empregos a 10-ajudam a criar empregos);
c) A maior parte trabalha e paga impostos. Também tem acesso à
saúde e à segurança social. Considerando tudo isto, acha que
estas pessoas, em geral, recebem mais do que dão ou dão mais
do que recebem?” (0-recebem mais a 10-dão mais). Os itens
foram recodificados de modo a valores mais elevados
corresponderem a maiores níveis de perceção de ameaça
económica.
“Acha que com a vinda dessas pessoas a criminalidade
aumentou ou diminuiu em [país]?” (0-aumentou a 10-
diminuiu). O item foi recodificado de modo a valores mais
elevados corresponderem a maiores níveis de perceção de
ameaça à segurança.
“E acha que essas pessoas empobrecem ou enriquecem os
costumes, as tradições e a vida cultural em [país]?” (0-
empobrecem a 10-enriquecem). O item foi recodificado de
modo a valores mais elevados corresponderem a maiores níveis
de perceção de ameaça cultural.
Esta variável resulta da agregação dos seguintes itens: “Da
seguinte lista de aspectos diga qual a importância que deve ser
dada a cada um deles para deixar vir para cá alguém que nasceu,
foi educado e viveu fora de [país]. … saber falar [língua do país]?
… ter formação cristã? … ser branco?” (0-não deve ser dada
importância nenhuma a 10-deve ser dada muita importância).
“O governo devia ser compreensivo na avaliação dos pedidos de
estatuto de refugiado.” (1-concorda totalmente; 2-concorda;
3-nem concorda nem discorda; 4-discorda; 5-discorda
totalmente).
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