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Malheiros, J., Fonseca, M.L. (2011).

Acesso à Habitação e Problemas Residenciais dos Imigrantes em Portugal

.

Lisboa: Alto-Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI, I.P.).

André Corrêa d'Almeida (2011). Impacto da Imigração em Portugal nas Contas do Estado Lisboa: Alto-

Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI, I.P.).

Peixoto, J., Marçalo, C., Tolentino, N.C. (2011).

Imigrantes e Segurança Social em Portugal

. Lisboa: Alto

Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI, I.P.).

Pereira, C., Vala, J., Costa-Lopes, R. (2010). From Prejudice to Discrimination: The Legitimizing Role of

Perceived Threat In discrimination against Immigrants.

European Journal of Social Psychology

, 40, 1231-1250.

Vala, J., Pereira, C., Ramos, A. (2006). Preconceito racial, percepção de ameaça e oposição à imigração. In J. Vala

e A. Torres (Orgs.),

Contextos e Atitudes Sociais na Europa

(221-250). Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.

PARA SABER MAIS

15

Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, Estónia,

Finlândia, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Lituânia, Noruega, Polónia,

Portugal, Reino Unido, República Checa, Suécia e Suíça (N= 40.000

indivíduos). Israel não foi incluído porque pretendemos centrar a análise na

Europa.

Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, Finlândia,

França , Holanda, Hungria, Irlanda, Noruega, Polónia, Portugal, Reino Unido,

República Checa, Suécia e Suíça.

Os resultados de uma análise fatorial mostraram que os seguintes indicadores

formam um único fator: “Em que medida acha que [país] deve deixar que

venham e fiquem a viver cá: a) pessoas da mesma raça ou grupo étnico da

maioria [nacional]; b) pessoas de raça ou grupo étnico diferente do que a maioria

[nacional]; c) pessoas dos países mais pobres da Europa; d) pessoas dos países

mais pobres fora da Europa”. (1 -Deve deixar vir muitos; 2-Deve deixar vir

alguns; 3- Deve deixar vir poucos; 4-Não deve deixar vir nenhuns).

Dado o grande número de respondentes, mesmo pequenas diferenças são

estatisticamente significativas, pelo que preferimos adoptar aqui um critério

qualitativo. Assim, para efeitos descritivos, no presente boletim consideram-se

como expressivos os valores situados 0,5 pontos acima ou abaixo do ponto

médio da escala e da média europeia.

Regressão polinomial (e.g. Field, Andy (2009) Discovering Statistics using

SPSS, Sage).

UNDP, Human Development Report 2015: Work for Human Development. O

Índice de Desenvolvimento Humano é um índice composto que agrega os

seguintes indicadores nacionais: esperança de vida à nascença; escolaridade

média; e rendimento nacional bruto

per capita

.

β

= - 0,58, t(19) = -3,02,

p

< 0,01,

R

²

= 0,34

Na interpretação das correlações apresentadas importa considerar que os casos

estão agregados ao nível do país, o que pode resultar em valores inflacionados.

Apenas uma “análise multinível” pode oferecer uma resposta precisa (e.g.

Hox, J.J. (2002).

Multilevel analysis: techniques and applications

. Mahwah,

NJ: Erlbaum.).

β

= - 0,56, t(19) = -2,9

p

< 0,05,

R

²

=0,32)

Semyonov, M., Raijman, R. e Gorodzeisky, A. (2008). Foreigners' impact on

European societies: public views and perceptions in a cross-national

comparative perspective.

International Journal of Comparative Sociology

49:5-29.

e.g.

Stephan, W. G., e Stephan, C.W. (1996). Predicting

prejudice.

International Journal of Intercultural Relations

20

(3): 409-426.

e.g.

Pereira, C., Vala, J. e Costa-Lopes, R. (2010). From

prejudice to discrimination: The legitimizing role of the

perceived threat in discrimination against immigrants.

European

Journal of Social Psychology

40: 1231-1250.

Esta variável resulta da agregação dos seguintes itens:

“Continuando a pensar nas pessoas que vêm viver e trabalhar

para [país]: a) acha que isso é mau ou bom para a economia

[nacional]?” (0-mau a 10-bom); b) tiram os empregos aos

trabalhadores [nacionais], ou em geral ajudam a criar novos

empregos? (0-tiram empregos a 10-ajudam a criar empregos);

c) A maior parte trabalha e paga impostos. Também tem acesso à

saúde e à segurança social. Considerando tudo isto, acha que

estas pessoas, em geral, recebem mais do que dão ou dão mais

do que recebem?” (0-recebem mais a 10-dão mais). Os itens

foram recodificados de modo a valores mais elevados

corresponderem a maiores níveis de perceção de ameaça

económica.

“Acha que com a vinda dessas pessoas a criminalidade

aumentou ou diminuiu em [país]?” (0-aumentou a 10-

diminuiu). O item foi recodificado de modo a valores mais

elevados corresponderem a maiores níveis de perceção de

ameaça à segurança.

“E acha que essas pessoas empobrecem ou enriquecem os

costumes, as tradições e a vida cultural em [país]?” (0-

empobrecem a 10-enriquecem). O item foi recodificado de

modo a valores mais elevados corresponderem a maiores níveis

de perceção de ameaça cultural.

Esta variável resulta da agregação dos seguintes itens: “Da

seguinte lista de aspectos diga qual a importância que deve ser

dada a cada um deles para deixar vir para cá alguém que nasceu,

foi educado e viveu fora de [país]. … saber falar [língua do país]?

… ter formação cristã? … ser branco?” (0-não deve ser dada

importância nenhuma a 10-deve ser dada muita importância).

“O governo devia ser compreensivo na avaliação dos pedidos de

estatuto de refugiado.” (1-concorda totalmente; 2-concorda;

3-nem concorda nem discorda; 4-discorda; 5-discorda

totalmente).

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