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7

Se as conceções que os portugueses têm sobre democracia não se afastam especialmente da média europeia,

o mesmo não sucede com as avaliações de desempenho, como vemos na Figura 4 (ver página seguinte).

Com quatro exceções - qualidade da informação dos meios de comunicação social, eleições livres e justas,

liberdades das oposições e dos media - as avaliações médias dos portugueses estão, em todos os outros

domínios, abaixo das detetadas em média nos países incluídos no ESS. É nos domínios do funcionamento

dos tribunais, dos direitos das minorias e do combate à pobreza que a avaliação que os portugueses fazem

do funcionamento da sua democracia mais se afasta daquela que é feita, em média, no resto dos países

europeus incluídos no ESS.

SI

SE

IS

HU

PL

CY

ES

BG

IL

Portugal

EE

CH

IE

DE

NL

20

FI

SK

DK

CZ

BE

22

24

26

28

30

32

34

36

38

40

0

0.1

0.2

0.3

0.4

0.5

0.6

0.7

0.8

0.9

1

1.3 A CLASSE POLÍTICA EM PORTUGAL

Os resultados não se afastam significativamente dos obtidos para a população em geral, como se verifica na

figura 5 (ver página seguinte). Também para deputados e autarcas, “Democracia” não se resume a

eleições livres: a igualdade perante a lei e o combate à pobreza aparecem como dimensões de importância

igualmente elevada, e é também aqui (assim como na negligência dos governos em comunicarem com os

cidadãos) que se verificam os maiores défices democráticos. Se há um aspeto que singulariza a classe

política deste ponto de vista ele tem a ver com a qualidade da informação nos meios de comunicação, afinal

o principal intermediário entre os políticos e os cidadãos: a importância que a classe política atribui a este

aspeto é particularmente elevada, e a avaliação que faz é particularmente negativa.

Figura 3

DESIGUALDADE ECONÓMICA E IMPORTÂNCIA DA

JUSTIÇA SOCIAL NA DEMOCRACIA

Importância da “justiça social” para a Democracia

Índice de Gini após transferências, 2011 (SWIID)

R²=0,34